UAEM América Latina - PORTUGUÊS

QUEM SOMOS

A UAEM - Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais - é uma organização global de estudantes universitários que incidem local, regional e internacionalmente em prol do acesso a medicamentos.

Nossos capítulos, situados em universidades e cidades, são compostos por alunos de graduação e pós-graduação de
diversos campos, como direito, medicina, farmácia, relações internacionais, enfermagem, entre outros.

Os pilares da nossa atuação são Acesso - com ênfase em preços justos de medicamentos que garantam a universalidade, Inovação - guiada pelas necessidades em saúde da população e preocupada com o retorno social dos investimentos públicos em pesquisa - e Empoderamento - para que nossos membros e a comunidade em que estão inseridos sejam agentes da mudança.

NOSSA VISÃO

Universidades e instituições de pesquisa publicamente financiadas serão parte da solução para a crise de acesso a
medicamentos ao promoverem inovação médica de interesse público e garantirem que todas as pessoas independentemente de sua renda tenham acesso a medicamentos e outras tecnologias em saúde relacionadas.

NOSSA MISSÃO

Como uma organização sem fins lucrativos enraizada em um movimento global de estudantes universitários, a UAEM visa

1. Promover, onde haja barreiras, o acesso a medicamentos e inovações médicas primeiramente por meio da mudança de normas e práticas em torno do patenteamento e licenciamento acadêmico, apoiados por nossa própria pesquisa independente;

2. Assegurar que a pesquisa médica universitária atenda às necessidades das pessoas em todo o mundo e apoie ativamente a  criação de novas abordagens de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nelas baseadas;

3. Empoderar estudante para responder à crise biomédica de acesso e inovação por meio da defesa do mais  promissor sistema global de P&D biomédico que funcione para todos.

NOSSOS VALORES

Como estudantes compromissados de todo o mundo que acreditam apaixonadamente na justiça social e na equidade em saúde, achamos inaceitável que milhões de pessoas não tenham acesso a medicamentos. Estamos particularmente preocupados com as pessoas que são desproporcionalmente afetadas pela crise de acesso a medicamentos.

As universidades têm um contrato social com a sociedade e, como instituições de ensino e pesquisa, elas têm a
responsabilidade de promover e gerenciar a implementação de inovações para benefício público. Em nenhum campo os imperativos morais para isso são tão claros quanto na medicina.

Estudantes estão singularmente posicionados para pressionar por mudanças normativas ancoradas em suas universidades e instituições de pesquisa. Usaremos a sofisticação intelectual, o rigor e a integridade de nossos membros para lutar por mais inovação como também pelo acesso a medicamentos e tecnologias em saúde relacionadas para todos.

Nosso trabalho é guiado em todos os momentos por princípios de apartidarismo, democracia, transparência, solidariedade e respeito.

 

 

ACOMPANHE NOSSO TRABALHO!

 

Clique aqui para ficar por dentro das últimas novidades. 

Clique aqui para conhecer o ENTROPIA, o podcast da UAEM Brasil.